A FINAL DA LIBERTADORES CADA VEZ MAIS VEM SE APROXIMANDO, E A NOSSA EQUIPE DO GERAL JOGA IRÁ TRAZER TUDO SOBRE A HISTÓRIA E O MOMENTO DOS DOIS FINALISTAS
O Fluminense é um dos finalistas da Copa Libertadores de 2023, a principal competição de clubes da América do Sul. O Tricolor das Laranjeiras enfrentará o Boca Juniors, da Argentina, no próximo sábado (4), no Maracanã, em busca do seu primeiro título continental.
- O Caminho até a final
O Tricolor caiu em um grupo com River Plate-ARG, Sporting Cristal-PER e The Strongest-BOL e se classificou em primeiro lugar no grupo com 10 pontos e algumas atuações espetaculares, em destaque o 5 a 1 contra o River Plate no Maracanã. O clube carioca avançou às Oitavas de Final e despachou o Argentinos Juniors. Nas Quartas de Final, eliminou o Olímpia-PAR e superou o Internacional nas Semifinais da competição. Agora, o Fluminense enfrenta o Boca Juniors na grande final da Libertadores.
- A história tricolor em competições internacionais
O Time de Guerreiros teve até agora como melhor campanha na Libertadores o vice-campeonato para a LDU em 2008. Na ocasião, o Fluminense perdeu na altitude do Equador por 4 a 2 e chegou a empatar o placar agregado no Maracanã mas foi derrotado nos pênaltis apesar do hat-trick de Thiago Neves na grande final.
O Fluminense também foi vice-campeão da Copa Sul-Americana em 2009, quando perdeu para a LDU novamente, desta vez por 5 a 4 no placar agregado. O clube carioca ainda chegou à semifinal em 2018 e às quartas de final em outras três ocasiões: 2005, 2017 e 2019.
O Fluminense tem um histórico de grandes jogos e momentos memoráveis nas competições da CONMEBOL. Entre eles, destacam-se:
- A goleada por 6 a 0 sobre o Arsenal de Sarandí, da Argentina, na fase de grupos da Libertadores de 2008, com quatro gols de Thiago Neves;
- A vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, no Maracanã, nas quartas de final da Libertadores de 2008, com dois gols de Washington;
- A virada por 3 a 1 sobre o Boca Juniors, no Maracanã, nas semifinais da Libertadores de 2008
- A vitória por 2 a 1 sobre o Cerro Porteño, do Paraguai, no Maracanã, na semifinal da Sul-Americana de 2009, com um gol de Gum.
- A vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio, nas semifinais da Libertadores de 2023, com dois gols de Germán Cano.
- A vitória sobre o Boca Juniors em 2012 por 2×1, na La Bombonera, com direito a gol de Deco.
- Momento recente
O Fluminense voltou a disputar a Libertadores em 2021 após longos anos sem se classificar. Hoje, o tricolor se encontrou nas mãos de Fernando Diniz, treinador do clube e interino da Seleção Brasileira, o técnico retornou ao clube em Maio de 2022 após uma passagem sem brilho em 2019. O Fluminense de 2023 tem a cara de seu técnico e foi assim que chegou tão longe na Libertadores, por mais que nas últimas partidas o desempenho não venha sendo o mesmo, os jogadores sabem exatamente o que fazer no campo de jogo.
- Decisão em casa
Desde 2019, a final da Copa Libertadores vem sendo em jogo único. Ficou decido pela Conmebol desde o início do ano que a final seria no Maracanã, e o Fluminense foi o primeiro clube desde que o modelo de final única foi criado que irá decidir uma Libertadores em um estádio que joga como mandante.
Apesar disso, serão 20 mil ingressos para a torcida tricolor, que ficará localizada no setor sul do estádio e 20 mil entradas para a torcida do Boca Juniors que ocupará o setor norte do Maracanã, o resto dos ingressos serão destinados à convidados e ao setor misto.
Mesmo assim, a torcida do Fluminense deve ser maioria no estádio e o time tem que saber aproveitar esse fator.
Confira as odds para o Fluminense ser campeão da Libertadores ( até a publicação da matéria)
Faz o Bet Ai: Fluminense 1.60
Betino: Fluminense 1.52
SambaBet: Fluminense 1.54
PixBet: Fluminense 1.54