Nesta quarta-feira à noite, Cruzeiro e Vasco se enfrentam em Belo Horizonte, em partida atrasada da 33ª rodada do Brasileirão. O jogo no Mineirão começa às 19 horas, no horário de Brasília.
Os dois times, que são grandes do futebol nacional, estão em situação complicada e ocupam a décima quinta e a décima sexta colocações no campeonato. Com 33 pontos cada, Raposa e Gigante da Colina têm o mesmo número de vitórias, mas o Vasco leva vantagem no saldo de gols, 11 contra 10.
O duelo direto ganha em importância devido aos desafios que ambos terão nas últimas rodadas da competição. O Vasco vai de Belo Horizonte para Curitiba, onde enfrentará o Athletico no sábado. Depois terá Corinthians (casa), Grêmio (fora) e Bragantino (casa). A tabela do Cruzeiro também não é fácil. A Raposa pegará o Goiás fora de casa na próxima segunda-feira e depois o Furacão (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa).
cruzeiro
Depois de vencer o Fortaleza por 1 a 0 fora de casa, o Cruzeiro entra em campo com confiança. O treinador Paulo Autuori pode fazer alterações no time, pois conta com os retornos de Neri e Matheus Jussa, que estavam suspensos por três cartões amarelos. Neri deve ficar no banco de reservas, enquanto Jussa pode voltar ao time titular, tirando Ian Luccas da equipe.
No meio-campo, o Cruzeiro tem um desfalque certo: Lucas Silva. O volante está em fase de transição da fisioterapia para a preparação física, na Toca da Raposa. Ele ainda não tem condições de jogar nesta semana. Outro que não está totalmente recuperado é Mateus Vital, que sofreu um trauma no ombro direito. A previsão é que eles estejam prontos para o próximo jogo, contra o Goiás.
Com todos esses problemas, a provável escalação do Cruzeiro deve ser essa: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castan e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital; Nikão, Bruno Rodrigues e Papagaio. Técnico: Paulo Autuori.
Um detalhe negativo para o Cruzeiro será a ausência de seu torcedor, já que a partida será realizada sem a presença de torcedores devido à punição recebida pelo Cruzeiro pela confusão que ocorreu no jogo com o Coritiba no Couto Pereira, no último dia 11.
vasco
O time chega ao duelo em boa fase. O Vasco conseguiu três vitórias seguidas, que o livraram da zona da degola. O elenco parece estar confiante que vai se manter na Série A, mas Ramón Díaz não quer relaxamento. O técnico não gostou do rendimento contra o América-MG e, mesmo com o triunfo, exigiu dos jogadores um nível de atuação melhor.
Para esse jogo, o treinador Ramón Díaz irá contar com os reforços de Medel e Gabriel Pec, que voltaram de suas respectivas seleções nacionais. O defensor chileno foi suspenso por cartões e o atacante brasileiro participou de um período de treinamentos com a equipe Pré-Olímpica.
Por outro lado, o lateral-direito Paulo Henrique está fora do jogo por ter levado o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o América-MG, em casa. Seu substituto será Puma Rodríguez, que formará a linha defensiva com Maicon, Medel e Lucas Piton. No ataque, Rossi retorna ao time titular no lugar de Alex Teixeira, que iniciou a partida anterior.
Com isso a provável escalação do Vasco será: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes; Gabriel Pec, Vegetti e Rossi. Técnico: Ramón Díaz.
retrospecto
As equipes se enfrentaram 103 vezes, com o Cruzeiro tendo 39 vitórias (38%), Vasco 32 triunfos (31%) e 32 empates (31%). O time mineiro marcou 154 gols, com 129 gols do Cruzmaltino.
O aproveitamento do Cruzeiro é de 48%, com 41% do Vasco da Gama. O primeiro jogo entre as equipes aconteceu em 1927 (Vasco 1 x 1 Cruzeiro – Amistoso). O último aconteceu no primeiro turno, com o time mineiro vencendo por 1 a 0, em São Januário.
A maior vitória do Vasco nesse duelo aconteceu em 1960 e também em 1956, quando o Gigante da Colina venceu o Cruzeiro por 4 a 1. Já o time mineiro, em 1996, aplicou 6 a 2 no time carioca, conseguindo a maior goleada do duelo.
ficha técnica
CRUZEIRO-MG X VASCO-RJ
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: quarta-feira, 22 de novembro de 2023
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS-Fifa)
Onde assistir: Premiere
ODDS
Confira as odds para essa partida (até a publicação da matéria).
Cruzeiro para vencer | Faz o Bet Ai: 2.25 | Betino: 2.28 | SambaBet: 2.28 | PixBet: 2.48 |
Vasco para vencer | Faz o Bet Ai: 3.50 | Betino: 3.50 | SambaBet: 3.51 | PixBet: 3.51 |
dica do geral joga
Na reta final da competição, Vasco e Cruzeiro estão correndo risco de rebaixamento. Apesar de não estarem na zona vermelha, se encontram em 15º e 16º lugar, ambos com 40 pontos. O Vasco, que estava na Z4 até pouco tempo atrás, alavancou a energia e venceu os últimos três jogos, incluindo contra o até então líder, Botafogo.
O Cruzeiro também venceu seu último jogo, contra o Fortaleza. Antes disso, emendava três derrotas seguidas. Além disso, oito dos últimos dez jogos do Cruzeiro terminaram com menos de três gols; o mesmo ocorreu com seis dos últimos oito jogos do Vasco.
Em seu primeiro confronto, em Julho, o Cruzeiro venceu por um a zero. Além disso, sete dos últimos nove confrontos entre os times terminou, também, com menos de três gols no resultado final.
Por isso nossa dica é Under 2.5 gols.
Dicas de apostas para hoje – Geral Joga: CRUZEIRO x VASCO (22/11): ESCALAÇÕES, ARBITRAGEM, ONDE ASSISTIR E ODDS